terça-feira, 3 de julho de 2012

Ergonomia no Seu Dia a Dia


O que é ergonomia? Segundo a ABERGO – Associação Brasileira de Ergonomia, ergonomia é o estudo relacionado ao entendimento da relação entre seres humanos e outros elementos ou sistemas. Visa à segurança necessária para desempenharmos tarefas do dia a dia ou do trabalho com facilidade e qualidade.

Normalmente a Ergonomia é vista em empresas. Porém todos a todo tempo deveriam ser conscientes da importância da ergonomia. Em uma empresa conscientizada, o ambiente de trabalho foi revisado por um profissional Ergonomista, para detalhes como altura de bancadas, alcance de utensílios, estresse na produção, rodízios/pausas, ginástica laboral, postura, temperatura, ruído e muitos outros fatores.

Mas hoje, quero chamar a atenção de você que não trabalha em uma grande empresa. Que não tem um profissional por perto para orientar. Você que tem sua microempresa, escritório, consultório ou você dona de casa! Quero que você saiba que a Ergonomia é importante na sua vida!


A forma como você permanece sentado no trabalho ou a altura da pia da sua cozinha estão diretamente ligados a futuros problemas de saúde. Devemos estar atentos a nossa postura o tempo todo, porque lesões na coluna em sua maioria advêm de má postura repetida, a lesão é tempo dependente. Portanto, o seu ambiente de realização de atividade tem que estar de acordo. E muitas vezes, pequenos ajustes fazem toda a diferença. Por exemplo:

- Computadores e Televisores de frente para a janela

O reflexo causado pela luz vinda da janela dificulta a sua visão, exigindo um esforço muito maior da mesma. Tente muda-los de local. Laterais ou contra a janela permitirão uma facilidade maior na visualização.


- Cadeiras e Mesas

Cadeiras devem ser sempre ajustáveis. As de escritório devem poder regular apoio de costas e braços, altura do assento. Os braços devem ficar sempre relaxados sobre o apoio de braços com o teclado diretamente a frente, se o for utilizar. A altura do assento deve permitir que os pés fiquem encostados totalmente no chão – os pés não devem flutuar e não pode ser tão baixo de modo que os joelhos se flexione a mais de 90 graus.  Evite mesas com empecilhos para acomodação das pernas. A altura deve ser compatível com a postura da cadeira, caso a mesa seja muito alta e para seguir as regras gerais seu pés flutuem, improvise um calço para apoio dos pés.

- Climatização

Não é bobeira. No escritório por exemplo, você e os funcionários trabalhando no excessivo calor ou frio, não renderão com certeza da mesma forma que se tivessem confortados com o clima. Ar condicionado, ventiladores, aquecedores, climatizadores são sempre bem vindos.

- Altura da Pia da Cozinha

Ao comprar uma pronta, vão lhe vender com medida padrão. Ao você encomenda-la sob medida, vão lhe apresentar uma altura padrão. Agora defina padrão? Padrão de quem? Altura de bancadas e outras coisas devem sevem ser definidas de acordo com a dificuldade da tarefa e de acordo com a altura da população que a utilizará. Se na sua casa, todos os habitantes são altos e você coloca uma pia padrão, a probabilidade de ficar se curvando ao lavar louça é gigante. Quando se lava pouca louça, é indiferente, mas há alguém que lave muita louça e diariamente, temos um risco ergonômico, lembre-se que a lesão é tempo dependente. A altura recomendada, pode variar entre 85 a 93cm de altura, de acordo com a população da casa, pode-se fazer uma média entre os moradores. Alguns autores defendem até uma variação menor de valores entre 89 e 93cm.



- No Carro

Procure dirigir com os braços e pernas pouco flexionados; apoie bem o corpo no assento e no encosto do banco – o mais próximo possível de um ângulo de 90º; ajuste o encosto da cabeça de acordo com a altura do indivíduo – de preferência na altura dos olhos;  evite apoiar os pés nos pedais quando não estiver usando, mantenha os calcanhares apoiados no assoalho do veículo.

-Ginástica Laboral

Como intervenção ergonômica muito recomendada, a Ginástica Laboral é uma forma de minimizar os efeitos negativos, reduzir e prevenir problemas de saúde decorrente a as atividades da vida diária – casa/trabalho.  São exercícios de pouco esforço e que gastam pouco tempo para execução e possuem excelentes resultados, como:

- Redução do estresse, fadiga visual, corporal e mental;
- Aumenta o ânimo para a tarefa;
- Prevenção de Lesões.



Estas são apenas algumas dicas de muitos dos cuidados que temos que ter diariamente, todo risco ergonômico deve ser avaliado de acordo com aspectos como: praticidade, conforto físico e psíquico, processo e local de trabalho, modernização de máquinas e equipamentos de uso, melhoria no relacionamento entre as pessoas, ritmo de trabalho, utilização de ferramentas adequadas, postura, entre outros.

Esteja atento, pequenas mudanças são fundamentais para sua qualidade de vida, a nova conscientização é para Prevenção e não Tratamento! E claro, nunca deixe de praticar Atividades Físicas frequentemente. Qualquer dúvida de postura ou mobiliário específico só deixar a pergunta abaixo que responderei com todo prazer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário